domingo, 21 de junho de 2009

Nossa História


A Josias Studio tem história.
Até porque faz parte dela.
Pelo menos no que se refere a áudio e vídeo tem muitas para contar.
De certa maneira, a história do som e da imagem no Brasil coincide com a trajetória da Josias Studio.
Veja abaixo algumas delas...

A Josias Studio foi fundada em 1950, no Rio de Janeiro, por Josias de Moraes Cordeiro. Economista, com graduação em Columbia University (New York), empreendedor, começou sua carreira na importação e comercialização de carros americanos para o Brasil. Durante muitos anos a empresa foi a única distribuidora de aparelhos de ar condicionado Admiral no Brasil e a primeira assistência técnica autorizada da Sony na América do Sul.

Sua filosofia comercial sempre foi a de oferecer para um publico seleto, as últimas novidades do mercado eletrônico, com tecnologia de ponta. Pioneirismo sempre foi a palavra de ordem. A primeira TV comercializada no Brasil foi a Josias Studio que vendeu. Os sistemas de som Hi Fi, nos anos 50, os eletrônicos transistorizados dos anos 60, toca discos, gravadores de rolo e cassete e caixas acústicas, marcas registradas daquela época somente eram encontradas nas lojas especializadas. A Josias Studio tornou-se a primeira "boutique" especializada em equipamentos eletrônicos e soluções para o
entretenimento residencial . A fachada da loja, na Barata Ribeiro, em Copacabana, com sua arquitetura premiada, que remetia às crateras da lua, foi naquela época referencia turística no Rio de Janeiro.

Suas famosas "mesas de som", muito em voga nos anos 70, se tornaram objeto de desejo e status para os frequentadores da alta sociedade do Rio e São Paulo. A colocação de equipamentos de som nos móveis de aço, com iluminação sequencial e ritmica acoplada era motivo de festas de inauguração das boates particulares, nas melhores residencias, clubes e casas noturnas daquela época.



Em 1974, a Josias Studio foi convidada a ir para São Paulo por Ricardo Amaral para projetar o sistema de som e iluminação de uma das suas boates mais famosas: o Hipoppotamus. Depois dela, muitas outras foram inauguradas com a sua assessoria em São Paulo, Rio e todo o Brasil: Gallery, Regine's, Ta Matete, Papagallo's, Leopolldo, entre tantas outras, tiveram o projeto realizado pela empresa.

Os anos 80, com o advento do vídeo cassete, video games, cameras de vídeo, a proliferação dos Video Clubes e Locadoras anunciavam a "Era do Vídeo" no Brasil e no mundo. Mais uma vez pioneiros, foram os primeiros a acoplar os sistemas de video, com os Video Discs, aos de áudio, com os CD Players e as Tvs de tela grande e telões que seriam os precursores dos hoje, famosos, Home Theaters.




A Josias Studio inaugurou o primeiro Showroom de Home Theater do Brasil, em seu conhecido endereço da Avenida Nove de Julho, em São Paulo, e seus projetos arrojados em parceria com os mais consagrados arquitetos e decoradores do Brasil, em mostras de decoração como a Casa Cor, despertaram o interesse da mídia, dos consumidores, de empresas, das construtoras, que viam no Home Theater um novo espaço de lazer e entretenimento residencial. Logo foi adotado como um dos ambientes mais importantes da casa. Ainda seguindo a tendencia das mostras de decoração, a Josias Studio lança, no final dos anos 90, no Rio e em São Paulo a mostra Home Entertainment Show, que reune tecnologia e decoração, em espaços concebidos por profissionais da área de arquitetura como: Roberto Migotto, Brunete Fraccaroli, João Armentano, Léo Shehtman, David Bastos, Consuelo Jorge, Lia Carbonari, Neza Cesar, Haroldo Barros, Frederico Morán, Olegário de Sá e Roberto Cioni, Lia Siqueira, Maurício Nobrega, Chicô Gouveia, Marcia Müller, Cláudio Bernardes, entre tantos outros. Com o patrocínio de empresas como Sony, Pioneer, Philips, Marantz, McIntosh, Nakamichi, Yamaha, Sanyo, Onkyo, Jamo, JBL, Denon, Sky, Philco, Bose, Toshiba, Paradigm, Polk Audio, Cabasse, entre outras, a mostra virou referencia nacional e seu conceito foi copiado e levado para outros estados, em todo o Brasil.

Com a chegada da automação residencial, e o conceito de integração de sistemas, no início do milênio, a Josias Studio abre mais uma vez o horizonte das inovações tecnológicas. Associada com grandes fabricantes como Lutron, Crestron, Philips, Russound, Absolute Acoustics, Projekt, o controle remoto, ou painéis de controle, passaram a ser as centrais de comando total da casa, abrangendo desde os sistemas de áudio e vídeo até o controle das cenas de iluminação, cortinas e portas automáticas, ar condicionado, aspiração central, bomba da piscina, circuitos fechados de TV, sistemas de segurança, irrigação de jardins, entre outros. Projetos complexos para quem executa , mas muito simples para quem os opera, passam a ser solicitados cada vez mais pelos clientes , não só para suas residencias como para os seus escritórios e empresas

Nos dias de hoje, com a velocidade da informação chegando às nossas casas, o conteúdo quase inesgotável de assuntos, idéias e notícias, e a integração total das mídias existentes, chegamos finalmente a um ponto da convergencia total entre equipamentos de aúdio e vídeo, sistemas de automação e multimídia. A Josias Studio tem consciencia de que os tempos mudaram e que é preciso estar preparada para uma nova era tecnológica. Acredita que o futuro está cada mais ligado às mídias virtuais, às tecnologias integradas mundialmente através da internet, à velocidade das conexões de banda larga, ao conteúdo existente nos milhões de sites da rede. E principalmente à qualidade dos equipamentos que acessam, reproduzem, gravam e armazenam estas informações. Mais uma vez a empresa inova e investe nesse segmento que vem, muito rapidamente conquistando o seu espaço, fazendo com que a tecnologia existente até então vire coisa do passado.

3 comentários:

mjosias disse...

Caetano!!
Ficou otimo! Como sempre vc sabe como ninguem contar a nossa historia. Parabens!
Beijos
Mana Caetana Monica Josias

claude disse...

Muito bom lembrar desta época de ouro do áudio, meu pai na década de 70 encomendou uma mesa ao Josias pai, e foi durante anos o motivo de reuniões e festas em nossa casa no Leblon, lembro ainda de um encontro há muitos anos com o Josias pai, se não me engano em um show room numa casa na Barão da Torre em Ipanema, creio ter em torno de 20 anos, hoje já estou com 52 anos e meu pai se estivese vivo estaria com 89, esta mesa do Josias proporcionou a minha família e aos amigos, saudosos e inesquecíveis momentos. Agradeço ao Josias pelo bem que fez a união de minha família e amigos em torno do gosto pelo áudio.

Forte abraço e fiquem com DEUS.

Cláudio Padilha

Eugenio Pereira de Oliveira disse...

Apenas para efeito histórico dos saudosistas: Lembro-me perfeitamente dessa fachada famosa que ficava na esquina da Rua Barata Ribeiro, com qual rua?. A numeração do imóvel era da Barata Ribeiro, ou da outra rua?. Lado par ou lado ímpar?. E a loja posterior, em Ipanema, ficava na Rua Barão da Torre, em qual número, lado par ou lado ímpar?. Certa vez, fui a essa loja, transferida para Ipanema, e fui atendido por uma filha adolescente do Josias, que sabia tanto quanto o pai, é questão de DNA!. Imagino que muitos turistas brasileiros que vinham ao Rio passaram em frente à loja inicial da Barata Ribeiro, situada em uma via muito mais movimentada do que a acanhada Barão da Torre, e talvez até entrassem, atraídos pela arquitetura e pelos aparelhos nas vitrines, que não eram encontrados em nenhum outro local do Brasil. Seria o caso de alguém que se interessasse pelo passado de Copacabana (parece que existe um site ou blog sobre o assunto), ou algum historiador da cidade do Rio de Janeiro ( atenção, Professor Milton Teixeira ! ) se interessasse pelo assunto, aproveitando a foto e ouvindo os proprietários ou seus descendentes. Lembro-me que todos os domingos os classificados do "Jornal do Brasil" traziam um anúncio de cada item da loja, em ordem alfabética, nunca mais de um aparelho em um mesmo anúncio. Outra dúvida: O Josias, fundador, ainda é vivo ? Qual a idade dele? (se fosse uma mulher, eu não faria tal pergunta .)..