domingo, 16 de agosto de 2009

Telas de Projeção para Home Theater.




Cada vez mais os sistemas de projeção e tela vêm sendo utilizados nos projetos Home Theater, sejam para assistir a filmes, shows e programas esportivos, quanto para o uso cotidiano, como o telejornal e a novela.
A nova tecnologia dos projetores de vídeo não deixa nada a desejar, em termos de qualidade de imagem, contraste e luminância, às TVs de alta definição Full HD, Plasma, LCD ou LED.

Em alguns casos, seu desempenho pode superar o das TVs, principalmente se considerarmos tamanhos acima de 65”. Sem falar no seu custo, é claro. No Brasil, TVs acima de 70” podem desequilibrar o orçamento de um sistema de áudio e vídeo,
sem que o resultado final seja qualitativamente diferente de um conjunto de projeção e tela com a mesma dimensão, mas com um custo significativamente inferior.


No entanto, o resultado final de um bom sistema de projeção não está unicamente centrado na qualidade do projetor. As telas de projeção, elétricas ou manuais, fixas ou retráteis, podem complementar ou prejudicar a performance deste sistema. Algumas telas podem produzir uma imagem mais nítida e clara do que outras. Conforme a sua utilização, determinados tipos de tela são mais indicados para algumas aplicações, enquanto diferentes modelos e formatos para outras.

Atualmente, existem no mercado diversos materiais, tipos e formatos de telas para projeção, com funções e propósitos distintos.


Basicamente, as telas são divididas em três grupos de materiais: tecido, película e espelho acidado (Screenglass).


                                                                      Tecido

As telas de tecido podem ser retráteis ou fixas, tensionadas ou normais. A qualidade do tecido faz toda a diferença. Listamos abaixo os principais materiais utilizados:


1) Matte White 1 - Branco Acetinado com tramas.
A mais versátil e uniforme superfície para projeção frontal. Possibilita um ótimo angulo de visibilidade, uniforme e perfeito proporcionando uma definição precisa na reprodução de cores ou de preto e branco. Laváveis e resistentes à umidade , proporcionam 50° de visibilidade lateral com um ganho de 1.1.


2) Matte White 2 - Branco Acetinado com tramas
Tecido mais encorpado e com mais massa vinilica do que o Matte White 1, ideal para telas motorizadas e grandes formatos, é a mais versátil e uniforme superfície para projeção frontal quando a luz do ambiente é controlável.
Possibilita um ótimo angulo de visibilidade, uniforme e perfeito, com uma definição precisa na reprodução de cores ou de preto e branco. Possuem as mesmas características que a Matte White 1, com relação à lavagem e ganho.

3) Mate White Flex - Branco Acetinado flexível
Uma superfície vinilica branca, macia e flexível para uma reprodução meticulosa de imagem. Proporciona ângulo de visão com pouca perda de resolução, para projeção frontal quando a luz do ambiente é controlável. Esse material contem excelentes propriedades de “memória”, podendo ser dobrado, emoldurado ou enrolado.

4) Hi Contrast Flex - Cinza Acetinado flexível
Uma superfície vinilica cinza, macia e flexível para uso com projetores LCD ou DLP de alto poder de brilho. Essa superfície realça e melhora o contraste dos tons mais fracos de preto. Proporciona ótimos resultados para projeções escuras e de movimentos. É lavável, resistente a umidade, com 50° de visibilidade e ganho de 0.8.

5) Dual Vision Flex - Translúcido Branco
Uma superfície vinilica translúcida branca e flexível com propriedades óticas que possibilitam excelente visualização de projeção frontal ou traseira. Ideal para projeções de vídeo sob condições de iluminação controlada do ambiente.
Proporciona ótimo anglo de visão e uniformidade de brilho com definição de imagens e cores variáveis.
Lavável / Resistente a umidade / 50° de visibilidade / Ganho 1.3

6) Dual Vision X - Translúcido Branco
Uma superfície de filamentos translúcidos branco, indicado para uso em telas de grandes formatos, sem emendas com propriedades óticas que possibilitam visualização de projeção frontal ou traseira. Ideal para projeções de vídeo sob condições de iluminação controlada do ambiente. Proporciona ótimo angulo de visão e uniformidade de brilho com definição de imagens e cores variáveis.
Lavável / Resistente a unidade / 50° de visão / Ganho 1.3

Película
A película de projeção Dual Screen é americana, produzida a partir de um filme de poliéster, anti-reflexo, similar às instaladas nos vidros de carros, residências e empresas, com a diferença de serem utilizadas exclusivamente para fins de projeção.
Sua aplicação em geral é feita sobre vidros, principalmente nos casos de retro projeção, ou ainda sobre superfícies lisas, não abrasivas.

Pode ser encontrada com as seguintes configurações:

1) Dual Screen

• Branca e Cinza Frontal ( Projeção Frontal)

Aplicadas em ambientes internos.Em projeção frontal utiliza-se a película pelo lado de fora, mantendo a imagem, sem o espelhamento do vidro.
Em termos de rendimento as películas de projeção frontais chegam a apresentar uma  luminosidade até 15% maior do que as vinílicas, o que as tornam ideais para projeções residenciais e de baixa luminância do projetor.  Possuem ainda uma superfície mais plana, devido ao seu processo de assentamento sobre um material não abrasivo, o que não provoca rugas, ondulações ou bolhas. São fácilmente laváveis, à prova de umidade, apresentando um angulo de visibilidade de 130° e uniformidade de brilho

• Branca e Preta Dual (Dupla Projeção)

Aplicadas em ambientes interno e externo.
A projeção também é feita diretamente sobre a película, sendo que a sua imagem pode ser vista em ambos os lados.
Neste caso a imagem principal poderá ser selecionada diretamente através do menu do projetor, que definirá o lado correto da projeção.
No mais, possuem as mesmas características das películas de projeção frontal


• Touch Screen

Com 98% de transparência, a película de Touch Screen é aplicada sobre um vidro convencional, em conjunto com uma película de retroprojeção transparente, branca ou cinza para ganho de contraste.
Também poderá ser aplicada sobre um vidro e posicionada na frente de uma TV de Plasma, LCD ou LED.
A película transparente com a tecnologia touchscreen, aplicada sobre o vidro, cria uma tela interativa sensível ao toque, aonde se pode interagir com qualquer tipo de conteúdo digital, apenas tocando a sua superfície.
O sistema reconhece este toque como se fosse um mouse de um computador, sem a necessidade de nenhum software específico, possibilitando ao usuário acesso total ao conteúdo do computador, na ponta dos seus dedos.

ScreenGlass











Esta tela é fabricada pela italiana Omni Decor, especializada em vidros acetinados. Trata-se de um espelho acidado, próprio para projeções de vídeo,  proporcionando um retorno de 100% de luminosidade, enquanto as tradicionais, de tecido absorvem de 15% a 20% dessa luminosidade.
A tela Screenglass  é fixa, podendo ser colocada diretamente sobre a parede ou dry-wall, garantindo um resultado estético excelente, mesmo sem ter projetada nenhuma imagem. Pode ser adquirida em vários tamanhos e formatos, alcançando uma medida de até 2,20 m x 3,21m.

Um comentário:

Talocas disse...

Boa Tarde,
Buscando pela net, tipos de tela encontrei o seu Blog, sou angolana estou a pensar em criar um "home theater" mais sei pouco ou nada sobre o assunto e aqui encontrei varias explicações.
Parabéns esta tudo muito claro.
Espero conseguir transferir o que li na realidade...???
Boa sorte (^_^)