quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Video conferencia: cortando custos e aumentando a produtividade da empresa.

No mundo empresarial de hoje, a videoconferência está se tornando cada dia mais comum e, por questões relacionadas a tempo e custo, cada vez mais necessária, com benefícios bastante significativos. Os fabricantes estão desenvolvendo equipamentos de áudio e vídeo mais fáceis de operar e oferecendo preços cada vez mais acessíveis para atender qualquer empresa ou cliente que precise de um destes sistemas. Salas de videoconferência, já podem ser encontradas em quartos de hotéis, salas de reunião, centros comunitários, até mesmo em salas de aula. Utilizando a comunicação de áudio e vídeo em tempo real,  permite que as pessoas interajam de dois ou mais lugares ao mesmo tempo.


A instalação de áudio e vídeo mais simples não é muito demorada, mas é necessário que você contrate uma empresa especializada para executá-la. Via de regra, um projeto será necessário para adequar a infraestrurura necessária. Em uma típica sala de vídeo conferência, você pode encontrar sistemas de microfone com e sem fio, caixas acústicas, câmeras, projetores e telas, TVs de  LCD ou Plasma.

O seu funcionamento é bastante simples: a camera de vídeo conferencia possui recursos especiais, que vão desde uma visão panoramica da sala a um zoom que reconhece a voz de quem está falando. Uma TV de tela grande ou projetor e tela exibem as imagens, tanto do local aonde estão os interlocutores, quanto da sala em que ela está localizada.. Microfones captam o som diretamente da camera ou, em caso de ambientes maiores, ficam dispostos sobre a mesa de reunião. O som poderá ser ouvido nas caixas acusticas externas ou embutidas no forro.

Um sistema de serviços de dados é necessária, como uma rede telefônica digital ou a internet. Existem empresas que fornecem estes serviços e os preços variam de acordo com a velocidade da conexão. Logicamente quanto maior a velocidade, melhor a qualidade da imagem e do som.

Nenhum comentário: