quinta-feira, 15 de abril de 2010

Afinal, o que é um Home Theater ?



Dia desses, conversando com uma arquiteta, ela me questionou a respeito do que seria, realmente, um Home Theater: uma sala de TV sofisticada ou um pequeno cinema em casa? A partir de que ponto poderíamos considerar uma sala de TV um local ideal para assistir a filmes como se estivéssemos no cinema?
No Brasil existe uma tendência de seguir os modismos tecnológicos e suas denominações utilizadas nos Estados Unidos.  Sempre foi assim. Entretanto, nem sempre o que é bom para eles é o ideal para nós. Muitas vezes os padrões técnicos, estéticos e funcionais variam consideravelmente de uma cultura para outra.
O conceito do Home Theater, por exemplo: a começar pelo nome, adotado também por aqui - muitas vezes impronunciável por pessoas não fluentes na lingua inglesa - cuja melhor tradução seria "sala de cinema em casa".


O americano considera o Home Theater aquele espaço dedicado exclusivamente ao entretenimento residencial, basicamente para assistir filmes, em condições especiais, como se estivesse num cinema. Um típico Home Theater americano comporta de 6 a 25 pessoas, utilizando poltronas reclináveis, individuais, numa sala de 50 metros quadrados ou mais, geralmente decoradas com um "look" dos cinemas clássicos do início dos anos 50, em estilo art dèco, de um gosto muitas vezes duvidoso.
A imagem geralmente vem de um projetor localizado no teto e uma tela widescreen fixa na parede.As caixas acústicas e o subwoofer geralmente estão ocultas e os equipamentos localizam-se num móvel atrás da sala ou num local remoto, em outro ambiente.

Fora deste modelo, uma sala de TV, com menos de 50 metros quadrados, utilizada pela família, para assistir televisão, ver filmes de TV a cabo, DVDs ou mesmo jogar video games e ouvir música já é considerado um "Media Room" ou sala de mídia. Com um formato de decoração mais formal, ou seja, um ou dois sofás, algumas poltronas, uma mesa central de um lado e um móvel com os equipamentos e a TV do outro, um "media room" é considerado um espaço mais casual, como um "family room", até mesmo um "living", com um sistema integrado de áudio e vídeo.

Na maior parte dos casos a imagem vem de uma TV de Plasma, LCD ou Led, acima de 42" até 60", mas é cada vez mais usual serem utilizados projetores e telas (retráteis, se não estiverem em uso)  quando o espaço permitir ou quando o sistema puder ser visto e ouvido em outros ambientes da casa. As caixas acústicas, tanto do sistema principal, quanto as de som ambiente, são normalmente embutidas na parede (wall mounted) ou no teto (ceiling mounted). Os outros componentes são colocados num rack ou móvel, desenvolvidos especialmente para abrigá-los.
Ao contrário do "Home Theater", o "Media Room" é mais utilizado no dia a dia, pela família e, eventualmente,  parentes e amigos.

No Brasil a expressão "Home Theater" refere-se a diversos conceitos e até mesmo produtos. Registrado inicialmente pela Gradiente como um conjunto de som e DVD lançado no início dos anos 90 , o nome é hoje utilizado tanto para definir um ambiente da casa, quanto para sistemas de som "in-a-box" de qualidade inferior, vendido em lojas de varejo. Também pode se referir a móveis e racks para equipamentos de som e vídeo, até mesmo a lojas "especializadas" em projetos residenciais.

Seja qual o destino a que se dê ao nome ou à expressão, o conceito original de Home Theater é que é um lugar da casa utilizado para fins de entretenimento, com um equipamento de áudio e vídeo de alta qualidade, som multicanal (acima de 5.1) e imagem proporcionais entre si, ao tamanho do ambiente e ao número de pessoas que o utilizarão. Uma boa acústica é primordial para o resultado final do sistema de som assim como a iluminação para a qualidade da imagem.

Um planejamento deverá ser feito, anteriormente à sua instalação, com um projeto executado por uma empresa especializada, aonde todos os requisitos acima deverão ser analisados e préviamente discutidos com o projetista ou integrador, sem expectativas que não possam ser atendidas ou exageros que não sejam necessários.

Nenhum comentário: