terça-feira, 13 de outubro de 2009

Media Room: Além da Imagem e do Som

Cada dia é mais comum encontrarmos numa residência aquela sala aonde é possível fazer tudo. Do cinema ao vídeo game, da música ao Karaokê, da televisão à internet. Mais completa e abrangente do que hoje denominamos Home Theater, podemos chamar este ambiente de Media Room, ou ainda, sala de entretenimento.

Ao projetar uma sala de entretenimento, tenha em mente que o conforto e visibilidade são essenciais para assistir filmes e ver televisão. O ambiente deve ser afastado de quartos, escritórios e outras áreas da casa que precisam de calma e silencio. Deve ter bastante espaço aberto para que jogadores de vídeo games interativos possam se movimentar livremente. Ouvir música também é mais agradável em uma área livre de distrações, como o telefone e a campainha.

Seguem algumas idéias básicas para criar o seu próprio “media room”:

Pinte o espaço de uma cor neutra, para que não ela não reflita a luz. Pendure cortinas nas janelas para visualização do filme ou jogos durante o dia. Coloque um tapete grosso para absorver o som e reduzir a reverberação. E, se possível, isole o ambiente acusticamente.

Instale uma TV de tela grande, de Plasma ou LCD, até mesmo um projetor e tela e adicione um bom sistema de som surround com 5, 6 ou 7 canais para ver filmes e shows ou jogar vídeo games. Centralize a TV no móvel, que deve ter espaço para várias mídias (DVDs, CDs, Video Games,CD Rom), e também para livros e jogos tradicionais (cartas, gamão, xadrez, damas, banco imobiliário, WAR) caso a sala venha a ser utilizada para outros fins. Conecte um Media Center e um computador ao sistema e não se esqueça de conectá-lo à internet de banda larga para usufruir de todo o seu potencial.

Utilize um sistema estéreo para ouvir músicas de CD, ou mesmo um toca-discos de vinil! Pois é... eles estão de volta! Um “jukebox” tradicional também é um atrativo a mais, com suas luzes coloridas e seu estilo “art déco”
Um CD Changer para vários discos evita que você tenha que trocá-los com freqüência. E não se esqueça das estações de FM, dos canais de música da NET ou das ultimas novidades de rádios on line. Sem falar dos tocadores de MP3, iPods e iPhones!

Instale interruptores com dimmer para controlar a iluminação. Considere o uso de um controle remoto para controlar tudo: som, vídeo, cortinas e ar condicionado. Automatize a sua iluminação... esta é uma das melhores aplicações residenciais para estes sistemas.

Utilize sofás e poltronas confortáveis, preferencialmente reclináveis, com mesas de centro ou “puffs”para apoir os pés, afinal o ambiente é para relaxar e as regras de etiqueta aqui são outras. .

Criar um ambiente infantil, aconchegante e confortável, utilizando “beanbags”e almofadas, proporciona um espaço agradável e despojado para a garotada. Não se esqueça também de uma mesa de apoio para o lanche da galera . Mantenha uma área livre para os jogos do Wii , ou Dance Dance Revolution.

Deve ainda haver um bar com uma mini-geladeira e uma pia para limpeza. Comprar um carrinho ou máquina tradicional de pipoca , um Post Mix de refrigerantes, até mesmo uma chopeira, pode ser uma boa idéia.

Afinal de contas, comer, beber, rir e se divertir... ainda são os melhores remédios!

Nenhum comentário: