terça-feira, 13 de outubro de 2009

Instalando uma TV de Plasma sobre a lareira

Colocar uma TV de Plasma, LCD ou LED na parede é sempre uma ótima solução para aproveitar o espaço e uma maneira atraente de assistir ao seu programa favorito. Graças à sua fina silhueta, estes tipos de TV podem ser facilmente integradas com o resto da decoração da sala .


Esta é, provavelmente, uma dos maiores vantagens desses aparelhos, além da qualidade da sua imagem, é claro! No entanto, existem situações específicas em que a colocação na parede de uma TV de plasma pode vir a ser um pouco mais complicada do que a instalação convencional. A montagem sobre a lareira pode ser uma delas.
Instalar um plasma ou LCD sobre a lareira é uma prática cada vez mais usual e interessante para unir estes dois focos de atração, que são a imagem e o calor do fogo. É comum num projeto de decoração colocar a lareira como o ponto de foco central do ambiente, da mesma forma que o centro de atração de entretenimento doméstico é a televisão de tela grande. Colocar seu plasma sobre a lareira é uma maneira eficaz de integrar o espaço dos dois em apenas um. Entretanto, essa tarefa pode ser mais complicada do que uma instalação simples e direta, e deve ser confiada a uma empresa especializada que conte com instaladores profissionais.


Vale à pena, portanto, discutir os requisitos básicos necessários para quando você quiser optar por este tipo de instalação

Cabos e Fios:

Todos nós sabemos que uma TV de plasma fica melhor disposta na parede quando todos os cabos de ligação não estão aparentes. Entretanto, todos esses cabos e fios, assim como a maior parte da tubulação existente no mercado tem um acabamento externo de plástico ou borracha que, em contato com o calor da parede , podem deteriorar com o tempo, ou mesmo derreter de vez, como resultado de um uso mais intenso da lareira. Isso poderá causar dificuldades tanto na hora de passar novos cabos quando necessários, devido ao estrangulamento da tubulação ou até mesmo provocar curtos em virtude da exposição de fios e cabos derretidos.

Uma opção para evitar que isto aconteça é a utilização de uma segunda parede, seja de alvenaria ou de gesso ("dry wall", ou "gypsum"), afastada de 5 a 10cm da parede original, na qual os cabos podem ser escondidos, sem que seja nesessário embuti-los na alvenaria, minimizando o calor excessivo causado pelo contato direto com a parede super aquecida.

De maneira semelhante, se a parede acima da lareira é feita de tijolos ou pedra, e está pronta -impedindo que os cabos sejam embutidos - então você pode fazer uso de abraçadeiras metálicas externas, combinadas com acabamentos de alumínio, para chegar com os fios até a TV.


Entretanto a melhor situação para ter uma TV fixa sobre a lareira é projetar a solução antes da sua construção. Existem tubulações antitérmicas especiais, assim como materiais apropriados para "envelopar" os cabos de forma a não deixar que o calor retido na parede passe para eles . Desta forma o aquecimento da parede não é absorvido pelos materiais utilizados. Esses materiais não são facilmente encontrados em lojas de material de construção e devem ser manuseados por pessoas qualificadas, acompanhadas por técnicos ou engenheiros capacitados.



No entanto, em grande parte das construções de lareiras, a parte posterior da alvenaria, não encosta no duto de saída de fumaça, sendo que o calor que circula por ele, não passa para o local aonde ficará fixada a TV. Neste caso não existe nenhum impedimento para que se coloque a tubulação e a fiação embutida na alvenaria, independente do acabamento que venha a ser utilizado na parte frontal.

Existem ainda casos de lareiras elétricas, ou a gás, em que não há problema de aquecimento na parte frontal aonde a plasma será instalada, simplesmente por não existir um duto de saída de fumaça. Nestes casos o único problema é do calor originado pelo próprio fogo. Tanto para este caso quanto para o de lareiras convencionais, à lenha, é importante que haja um frontão de pedra, madeira ou do material de acabamento utilizado, que fique entre a boca da lareira e a TV, e que não permita que o calor do fogo ou mesmo a fuligem ou fumaça eventual, atinja o aparelho por fora.


Suportes de TV.


Para que a profundidade da TV não seja excessiva, prejudicando a leveza e discrição, características deste equipamento, é recomendável que seja utilizado um suporte estreito, mas contendo um fundo metálico, afastado pelo menos 2 cm e que possa isolar o calor da parede do aparelho de televisão. Convém lembrar que a TV esquenta por si só e que possui ventoinhas de exaustão, mas não está preparado para receber calor de fora para dentro num nível muito alto. Por isso o cuidado de evitar com que o fundo da TV encoste diretamente na parede aquecida. Não esqueça que a parte traseira da TV, assim como os cabos que estarão conectados neste painel são confeccionados em plástico ou emborrachados, estando suscetíveis aos problemas que vimos no item anterior.


Também não é aconselhável colocar a TV num nicho disposto acima da lareira, pois a ventilação interna do equipamento poderá ser afetada, quando aliado ao aquecimento da parede, prejudicando o seu funcionamento e reduzindo sua vida útil.
Outra solução, principalmente para locais onde o uso da lareira é frequente, muitas vezes diários, como no inverno dos estados do sul do país, é a utilização de suportes articulados que podem manter a TV à uma distancia segura quando a temperatura da parede estiver muito alta, voltando à posição original quando houver um resfriamento ou quando a lareira não esteja sendo utilizada. Apesar destes suportes serem mais elaborados, com uma quantidade maior de material em virtude dos vários braços de articulação, a profundidade continua a mesma de um suporte tradicional.

É bom lembrar, que o uso da lareira no Brasil, com exceção de alguns estados mais frios e cidades mais altas, é muito pouco durante todo o ano, restringindo-se aos dias ou meses mais frios do inverno. E que, em grande parte dos casos não são utilizadas mais do que alguns dias por ano. É claro que não devemos desprezar estes cuidados se, pelo menos um dia esta lareira for acesa e o seu aquecimento seja suficiente para prejudicar a instalação e o equipamento.

Nenhum comentário: