terça-feira, 13 de outubro de 2009

Móveis para Home Theater

Projetar um móvel para o Home Theater deve ser encarado da mesma forma que os armários embutidos e o mobiliário da cozinha. Existem funções específicas para cada nicho, prateleira e gaveta, e estes espaços devem ser respeitados para que os equipamentos e acessórios possam ser instalados de maneira correta e seu acesso seja garantido, tanto para quem vai utilizá-los quanto para os que vão fazer a sua instalação e manutenção.
Ao projetar um móvel para som e vídeo devem ser considerados os seguintes aspectos:

1) Dimensão dos equipamentos.

Evite as dimensões de catálogos. Nem sempre estão corretos, nem mostram detalhes de acabamento, além de não contemplarem, por exemplo, os espaços para a fiação e ventilação necessários para o bom funcionamento dos aparelhos. Na maior parte dos casos os espaços destinados para os equipamentos devem ser maiores que as suas medidas.

Sempre que possível, adquira os equipamentos antes de fabricar o móvel, pois aquele modelo de televisão que você escolheu pode ter saído de linha e os novos não caberem mais no espaço do seu móvel.

Deixe alguns espaços adicionais para equipamentos futuros.


2) Distribuição no móvel

Centralize a televisão no móvel e coloque-a a uma altura que coincida com o centro da visão do espectador.Se houver um outro ambiente, atrás do HT, a altura do piso à base da TV deverá ser de, no mínimo, um metro.Coloque os equipamentos o mais próximos possível, mas evite colocar diretamente uns sobre os outros. Não os coloque nem muito baixos, nem muito altos para não dificultar seu manuseio. A colocação num nicho horizontal ou vertical é sempre a melhor forma de distribuí-los. Não é conveniente separá-los em nichos distantes uns dos outros para evitar a perda de sinal, como conseqüência de uma fiação muito extensa

Caso as caixas acústicas tenham que ficar no móvel, deverão estar alinhadas acima ou abaixo da TV, com a caixa central na sua direção e as outras duas afastadas, no mínimo, um metro em relação a ela.

As caixas tipo torre, assim como o subwoofer, deverão ser colocados fora do móvel para não vibrarem os equipamentos nem a estrutura o móvel. É absolutamente indispensável que eles sejam colocados diretamente sobre o piso.


3) Ventilação

Equipamentos de som esquentam enquanto ligados. Evite colocá-los em compartimentos fechados e respeite suas grelhas de ventilação superiores e laterais. Nunca coloque um equipamento sobre os receivers assim como sobre equipamentos que dependem da ventilação superior.
Deixe ventilação nas laterais e no fundo da televisão. Se for embutir a TV em um painel, deixe previsão para micro ventilador para exaustão, no fundo, lateral ou no topo do painel. A exposição excessiva ao calor reduz seu tempo de vida útil. Caixas acústicas não têm problemas de ventilação, mas não devem ser colocadas em nichos apertados para não prejudicar o seu desempenho.


4) Espaço para a fiação e cabos

Para evitar que a fiação apareça, deixe um fundo falso de pelo menos 5 cm atrás do móvel. Furações verticais entre as prateleiras deixam os fios à mostra. Eles devem ser passados por dentro do fundo falso.Caso o móvel nâo possua fundo, os fios deverão passar por tubulações e as caixas de passagem distribuídas no ponto certo atrás dos equipamentos, antes da instalação do mesmo.

Nunca passe as tomadas da parede para dentro do móvel, pois você estará apenas “trocando” o problema de lugar. A fiação que vem das tomadas e caixas de passagem é bastante volumosa, mesmo nos sistemas mais simples. Não corra o risco de que ela fique toda exposta após a instalação.

O acesso às tomadas e caixas de passagem, entretanto, deve ser facilitado para o manuseio direto por todos os profissionais envolvidos, como eletricistas, funcionários das empresas de telefonia, TV a cabo, banda larga, áudio, vídeo e automação. Para isso, caso o móvel não possa ser arrastado, o ideal é que haja uma porta de acesso a estas tomadas.

Nenhum comentário: