quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Automação Residencial: um novo aplicativo para o seu iPhone/ iPod/ iPad.

Quando o iPhone foi lançado em 2007, alguns engenheiros de automação residencial notaram que ele não era muito diferente dos touchscreens e painéis que as companhias especializadas nestes sistemas, como Crestron e AMX,  se utilizam para controlar os sistemas de áudio e vídeo, iluminação, cortinas, ar condicionado, etc.

É apenas um pouco menor e, de quebra, ainda tem um telefone celular embutido. Após alguns milhões de linhas de código de programação de computador, estes engenheiros  desenvolveram algo que apenas os mais futuristas tinham ousado sonhar: uma forma de controlar quase tudo em sua casa a partir de um controle remoto de bolso.

Como nos painéis touchscreen de automação residencial o iPhone tem o potencial para comandar qualquer componente eletrônico que possa ser controlado remotamente, como luzes, áudio, vídeo, aquecimento central, ar condicionado, sistemas de segurança, spas, piscinas. Enfim, tudo!.

A interface varia de empresa para empresa, mas a premissa básica é sempre a mesma. Abra o aplicativo iPhone para o controle da casa. Selecione um botão na tela  principal para abrir um menu com mais opções de controle. Toque noutro botão e você pode escolher tocar um DVD Blu-ray em seu home theater, o som ambiente nos alto-falantes embutidos no teto do seu quarto ou a iluminação completa da sua sala de estar . Estes aplicativos oferecem botões na tela para diversas outras categorias, tais como cortinas elétricas, ar condicionado, o portão da garagem,  e até mesmo o circuito fechado de televisão instalados em pontos diversos de sua residencia.

Embora o iPhone ofereça o mesmo nível de controle de um grande painel “touchscreen”, o seu tamanho abre possibilidades totalmente inovadoras para a automação residencial.

O iPhone foi projetado para passar despercebido no seu bolso, enquanto os grandes touchscreens da AMX e Crestron destinam-se a ficar sobre mesas ou fixos, instalados na parede de cada ambiente que se deseja comandar. A portabilidade do iPhone tem um diferencial fundamental que o distingue de todos estes outros controles encontrados no mercado. Você não terá que procurar mais o seu painel touchscreen quando precisar dimerizar um sistema de luz que esteja ofuscando sua vista. Tampouco terá que carregar um controle remoto sem fio volumoso pela casa se você desejar controlar o seu sistem,a de áudio e vídeo de qualquer lugar da residencia.  Basta retirar o seu iPhone do bolso, selecionar alguns botões e toda a sua casa obedecerá cada comando seu.
O único limite é o alcance de rede sem fio (Wi-Fi) da sua casa, que é a que o iPhone utiliza para se comunicar com seu sistema de automação residencial. É claro que, se extensores WiFi podem expandir o alcance de uma rede para cobrir um hotel inteiro, eles podem fazer o mesmo para qualquer residência.
Usar um iPhone como o seu painel touchscreen também torna mais fácil a procura de músicas, vídeos e fotos em um servidor de música como o iTunes ou um iPod acoplado ao sistema. Grande parte dos sistemas de comando remoto à distancia (multiroom systems) permite que você selecione uma música ou vídeo de sua biblioteca a partir de qualquer cômodo da casa.

Mas a maioria deles requer que você trabalhe para esta conveniência: Você tem que ir até um painel touchscreen localizado na parede ou utilizar uma tela de TV para escolher a sua música. Um iPhone coloca toda a relação de músicas, diretamente em sua mão.

Algumas empresas estão explorando a capacidade do telefone celular iPhone para permitir o comando dos sistemas de controle de sua casa a partir de praticamente qualquer lugar – do mundo. Ou seja, de qualquer parte da Terra, você poderá checar o sistema de iluminação da sua casa, a temperatura interna e externa,  o status do seu sistema de alarme e monitorar as cameras de circuito fechado.

Um pequeno detalhe: a qualquer momento você poderá esquecer tudo isso e simplesmente ligar para casa, do mesmo aparelho, e perguntar à empregada se está tudo bem...

Nenhum comentário: