terça-feira, 27 de outubro de 2009

Lifts (elevadores) para Projetores

Lifts para projetores são elevadores utilizados para esconder equipamentos de projeção de vídeo em uma área acima do teto fora da vista quando o mesmo não está em uso não em uso.Quando  ligado, o elevador abaixa até atingir a posição de projeção sobre a tela.
Quando ele é desligado, o lift recolhe o projetor ocultando-o no teto.

Uma dos principais cuidados ao se embutir um "lift" no forro é a sincronização deste com a descida/subida da tela retrátil e com o acionamento/desligamento do projetor. É preciso que, quando desça, o faça juntamente com a tela, sendo que o aparelho seja ligado de forma automática para iniciar a projeção. Da mesma forma o projetor deve ser desligado automaticamente, quando o lift for recolhido, para evitar um superaquecimento e o desgaste da lampada, uma vez que dentro do forro não é possível perceber se ele está ou não aceso.
Geralmente o sistema é controlado por um conjunto de sensores de corrente e centrais de comando remoto à distancia, sendo que o primeiro sincroniza a subida e descida do projetor e da tela e o segundo determina a operação "on/off" do projetor, além de permitir o controle das suas funções e menus, sem que seja necessário apontar o controle remoto para ele.

Estes elevadores tem suas dimensões definidas a partir da altura, largura e profundidade de cada projetor e, geralmente, são determinantes para a definição do rebaixamento do forro.

Outro fator importante é a posição e a distancia que devem ficar em relação à tela, pois cada projetor tem  distancia mínima e máximas, assim como a lente pode estar descentralizada, sendo nescessário deslocar o lift para que o centro da projeção coincida com o centro da tela.

Um lift deve ser silencioso e preciso de forma a, sempre que abaixado, ficar na mesma posição que foi originalmente instalado, evitando ajustes eventuais.

Nenhum comentário: