quarta-feira, 3 de março de 2010

A Copa do mundo - da tecnologia - é nossa !


Como em toda Copa do Mundo, este ano (que começou oficialmente em março...), vem repleto de expectativas em relação às vendas de televisores. Além da utilização das telas de alta definição, que começam a ser maioria nos lares de grande parte do planeta, no Brasil, a indústria espera que as vendas de TVs de tela fina ultrapassem, pela primeira vez, às das antigas TVs de tubo.

A Copa continua sendo a principal alavanca de vendas de televisores.
A expectativa da indústria brasileira é de que as vendas aumentem mais de 50% em relação ao mesmo período do ano passado, embora os fabricantes não queiram arriscar projeções mais precisas.

A principal diferença entre as telas de hoje em dia e as do passado, além da resolução, é a convergência. A mesma tela que exibe a novela serve para acessar conteúdo do PC e da web. Acessar conteúdo da rede via Wi-Fi, por exemplo: no exterior, a web na TV está mais disseminada e a tendencia é que com a popularização da banda larga, no Brasil, a sua presença também fique cada dia maior.
Portanto, a Copa de 2010 também vai sentir a força do "streaming", ou seja, das transmissões da programação ao vivo pela web. Emissoras pretendem colocar canais online para transmitir a Copa diretamente aos internautas. As telas de Plasma e LCD são também monitores de computador e, dependendo da velocidade de banda larga que se tenha em casa, será possível assisti-la diretamente na sua TV, ao vivo, com qualidade digital, via Internet.

A tecnologia 3D, que foi uma das vedetes da CES (Consumer Electronic Show) deste ano, ainda está distante de ganhar o mercado, mas a expectativa é de que ainda neste semestre os primeiros modelos comecem a chegar ao Brasil.  Além da TV, o consumidor precisará de um aparelho de Bluray que seja compatível com essa tecnologia, e a mídia -  DVDs e transmissões de TV - também terá que ser especial, gravada e transmitida em 3D. E, é claro, um par de óculos com lentes especiais para cada espectador.

Rio terá para transmitir partidas em 3D

Vinte e cinco partidas da Copa do Mundo vão ser filmadas com câmeras que capturam imagens em três dimensões e transmitidas no novo formato. Como ainda são raros os televisores com a nova tecnologia, a Fifa e a Sony vão instalar telões em locais públicos de pelo menos sete cidades ao redor do mundo, incluindo o Rio de Janeiro . A Globo vai testar a transmissão 3D e exibirá as partidas em ambientes fechados, ainda não divulgados, como fez em um camarote do sambódromo do Rio, durante o Carnaval.

Celular com TV digital: alternativa para ver os jogos

Quem tiver um telefone que capta o sinal de TV digital vai poder acompanhar as partidas da Copa pela telinha, a partir da transmissão das emissoras de TV aberta. Até o início do torneio na África do Sul o sinal digital já deve estar disponível em mais cidades brasileiras. Será uma alternativa para quem estiver no carro ou no trabalho, longe de uma TV. A BBC ainda vai transmitir os jogos da Copa por um aplicativo para iPhone e iPod Touch que será lançado antes do torneio.


Fonte: O Estado de São Paulo

Nenhum comentário: