quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Toshiba lançaTV 3D sem óculos.

Toshiba Regza Glasses-less 20GL1 and 12GL1

A TV 3D que dispensa o uso de óculos, prometido pela Toshiba para a última IFA, em setembro, acabou atrasando e só está sendo mostrado esta semana, durante a CEATEC, mais importante feira de tecnologia de consumo, que acontece na cidade de Chiba, no Japão. A nova linha de TVs Regza (foto), da Toshiba, é a primeira mostrada ao público que não necessita de óculos para exibir imagens 3D. O fabricante promete colocar no mercado japonês em dezembro.

Os modelos em demonstração na CEATEC são de 20 e 12 polegadas; a Toshiba está mostrando também um LED-LCD de 56", mas sem previsão de lançamento. Segundo a empresa, os dois lançamentos serão apenas "o primeiro passo" para entrar no mundo do 3D doméstico. "Mas vai levar ainda alguns anos até que tenhamos aparelhos com mais de 40 polegadas que não exijam óculos", diz Sascha Lange, diretor da área de TVs da empresa.

Os dois TVs utilizam processador de vídeo do tipo parallax com 9 camadas para cada quadro de imagem 2D. Utilizando um algoritmo específico para imagens tridimensionais e uma camada lenticular (várias lentes minúsculas) por trás da tela, é produzido o efeito que o cérebro processa como 3D. As demonstrações mostraram também que não há perda de definição da imagem, nem quebra do efeito tridimensional, quando se olha a tela a partir de um ângulo lateral - problema comum nos displays 3D sem óculos exibidos até hoje.

FONTE: Pocket-Lin

Nenhum comentário: